Como manter um cliente satisfeito: 4 dicas para colocar em prática

Manter um cliente satisfeito é prioridade de todo empresário ou prestador de serviços, uma vez que são estas as principais pessoas que irão promover o negócio para mais pessoas e, assim, atrair mais consumidores fiéis para a marca.

Afinal, nenhuma pessoa em sã consciência deseja contratar os serviços de uma empresa que não se esforce pela qualidade de seus serviços.

E é por esta razão, que reuni uma lista com quatro dicas sobre como manter um cliente satisfeito e, assim, permitir que a roda de sucesso da sua empresa continue girando.

Preparado?

Como Manter um Cliente Satisfeito com uma Gestão de Qualidade?

Se o assunto é como manter um cliente satisfeito, então você deve investir no branding da sua marca – que nada mais é que um conjunto de estratégias que tem como foco tornar a marca conhecida para um número maior de pessoas.

Diante disso, são elaborados diversos métodos que garantam a satisfação do público, de modo que eles a associem às experiências positivas que ela oferece, valorizando ainda mais o negócio.

No entanto, para se ter uma boa gestão de marca, é essencial adotar algumas práticas que facilitem a jornada do cliente dentro da empresa. Confira:

#1 – Mantenha Contato Regular e Solicite Feedbacks

Manter contato periódico e se interessar pelas avaliações que seus clientes deixam sobre o seu trabalho, é um dos pontos principais quando falamos sobre como manter um cliente satisfeito ao seu negócio.

Afinal de contas, você estará mostrando que se importa com as opiniões dessas pessoas, além de estar um passo à frente da concorrência quando o assunto é resolver suas necessidades, e de oferecer um serviço de qualidade.

Não só é bom para o que cliente que entenderá sua importância para a marca, quanto para você que poderá promover a melhor experiência para o seu público e, assim ter mais clientes fiéis.

#2 – Forneça um Bom Atendimento

A sua relação com os seus consumidores diz muito sobre como você pode manter clientes satisfeitos ao seu negócio, uma vez que oferecer bons serviços ou produtos não é sinônimo de clientes interessados com aquilo que você tem a oferecer.

Você acha que os consumidores preferem ser atendidos por um profissional despreparado – e muitas vezes arrogante – ou por um profissional que seja mais carismático e proativo para resolver quaisquer questões que possam surgir?

Inevitavelmente, as pessoas recorreram a aqueles profissionais que entendam o que elas têm a dizer, isto é, oferecem um atendimento humanizado (e de boa vontade) – mesmo que não solucionem por completo as suas necessidades.

#3 – Nada de Extrapolar Prazos

Um fator determinante que pode colocar todo o seu negócio em risco, se diz aos prazos de entrega dos produtos ou serviços que você fornece ao seu público.

Além de ser ruim para a reputação da sua marca, seu cliente também se sentirá frustrado pela situação, pois ele já pagou por um trabalho que muitas vezes foi você mesmo quem estipulou os prazos para a entrega dele.

Além disso, é óbvio que nem sempre será possível entregar seus serviços dentro do prazo, por isso, será importante avisar seus clientes com antecedência para que eles entendam a sua situação e possam se planejar de acordo com a nova data.

#4 – Faça Surpresas

Todo mundo gosta de alguns mimos, não é verdade? Para os consumidores também não é diferente.

É importante oferecer brindes, tais como vale-presentes, cupons de desconto, produtos personalizados, entre tantos outros, para fazê-los se sentirem especiais.

Além de ser um importante fator se tratando de como manter um cliente satisfeito, também será uma maneira de mantê-los engajados ao seu negócio e até mesmo uma estratégia para atrair novos clientes.

Muito provavelmente seus clientes farão a divulgação destes brindes pela Internet – como acontece com a empresa Nubank que é expert neste assunto – e assim divulgar ainda mais o seu trabalho.

Entender as necessidades dos seus clientes, estar atento ao que eles dizem e oferecer um bom atendimento, é o primeiro passo para aumentar a reputação da sua empresa e estar à frente da concorrência.

Sem contar que, alinhada com estratégias de retenção e aquisição de clientes, como acontece no Customer Success, a garantia é de que você consiga aumentar ainda mais a satisfação de seus maiores colaboradores e assim torná-los fiéis à sua empresa.

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