Tanto para aquelas grandes empresas, quanto para aqueles pequenos negócios, é essencial focar em um bom planejamento de marketing que contribua para redução de gastos, bem como, para promover ações que expandam ainda mais as vendas de uma empresa.
Além do mais, um bom planejamento de marketing não é aquele que contém todos os registros da empresa, mas sim, aquele que informe com detalhes quais aplicações foram positivas e quais foram negativas para o negócio.
E claro, embora muitos conheçam a tática certa para realizar um plano de qualidade, nem sempre será garantia de sucesso.
Por isso, eu separei uma lista com cinco ideias que te ajudarão a elaborar um plano de marketing de qualidade para os seus negócios.
Te deixei curioso? Então me acompanha!
#1 – Analise o Cenário da sua Empresa
Antes de pensar em adotar um planejamento de marketing, é essencial mensurar o cenário que sua empresa encontra, para se prevenir de quais são os fatores internos e externos que podem limitar a sua estratégia ou ajudá-la.
Por exemplo, a capacidade da sua empresa, até que ponto ela pode se expandir? Qual o seu segmento? Ou além, que produtos ou serviços recebem mais procura?
Faça o monitoramento das áreas onde você tem mais limitações e de quais locais há mais oportunidades de expansão, isto é, suas forças ou fraquezas.
Procure também fazer um levantamento do capital de investimento disponível, pois só assim, poderá garantir a sustentabilidade do planejamento de marketing a longo prazo.
#2 – Defina quem são os seus Clientes
Embora seu público-alvo nem sempre seja aquele que investe nos seus produtos – como acontece nas empresas de fabricação de brinquedos – é fundamental voltar suas ações para este público.
Afinal, são eles que garantem as suas vendas e contribuem para a saúde financeira da sua empresa.
Mas fique atento: antes de tomar qualquer decisão, é preciso realizar uma pesquisa de mercado que o possibilite a determinar seu potencial, a sua taxa de crescimento e participação, suas demandas, e muito mais.
Presuma também quando, como e por que, seus consumidores utilizam seus serviços ou produtos, pois só assim você poderá entregar aquilo que eles querem.
#3 – Faça uma Análise de Concorrência
Não importa a quanto tempo sua empresa esteja atuando no mercado, a análise de concorrência deve ser feita constantemente para que você esteja à frente deles e saiba no que seus serviços diferem da sua marca.
É claro que não estou dizendo para copiar seus adversários, no entanto, esta será uma maneira de se adequar ao que seu público consumidor deseja e assim oferecer serviços melhores do que os deles.
As análises de concorrência são uma ótima maneira na hora de elaborar um bom planejamento de marketing.
#4 – Determine as Ações e Estratégias que serão Tomadas
Para criar um bom planejamento de marketing, fique atento quanto ao objetivo dele, afinal, se não deixar claro desde o começo qual é a sua missão, logo terá problemas e se perderá sobre o que deve ser feito ou não.
Por exemplo, se você deseja aumentar suas vendas, antes de mais nada, é preciso entender de onde está vindo o faturamento e – só depois – avaliar se compensa estimular os clientes a comprarem mais dos seus serviços, ou, se a solução seria buscar por novos consumidores. Deu pra entender?
Não adianta colocar a carroça na frente dos bois, uma vez que só estará mais perto de colocar seu negócio em risco.
#5 – Elabore um Cronograma
Já te expliquei isso no começo do texto, mas é sempre bom frisar: um planejamento de marketing sem um bom monitoramento, pode fazer com que todo o seu retorno de investimento ir por água abaixo.
É imprescindível monitorar os resultados de cada ação tomada, bem como, os recursos que foram utilizados durante estas abordagens.
Além disso, é interessante também anotar o tempo de duração de cada uma destas ações para que se possa mensurar seus ganhos (ou percas) em um determinado período.
Deste modo, você fica à par de todos os empreendimentos realizados, e pode, assim, estruturá-los da maneira que mais se adeque ao seu negócio.
Um bom planejamento de marketing vai muito além de uma simples fórmula pronta.
O que é bom para uma loja de maquiagens, pode não ser bom para uma concessionária de carros, isso porque os objetivos de cada uma delas serão diferentes, bem como o caminho que será trilhado para chegar até eles.
E claro, tenha em mente que não existe um plano que seja totalmente perfeito, ele só deve estar o máximo possível alinhado as suas necessidades, pois como se sabe, é preciso monitorá-lo constantemente.
E aí, o que achou destas dicas? Já tem ideia de como aplicá-las no seu negócio? Conta aqui embaixo!