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Funil de vendas: Como ele pode ajudar a impulsionar seus resultados?

Sem sombra de dúvidas, para que você possa ter resultados interessantes em seu negócio, seja ele digital ou não, sua empresa precisa vender continuamente. No entanto, é exatamente nessa etapa que muitas das empresas esquecem para progredir em seu respectivo empreendimento, dentre estas etapas o funil de vendas é o mais esquecido na lista pelos empreendedores iniciantes. Pensando nisso, nesse artigo você verá na íntegra como o processo de funil de vendas é importante e pode ajudá-lo a impulsionar os seus resultados no âmbito digital!

De nada adianta ter um excelente produto / serviço e não ter uma boa estratégia para prospectar possíveis clientes e criar um verdadeiro funil de vendas para engajar e mostrar os diferenciais competitivos, bem como as soluções para o cliente em questão. Em função disso, entender qual a segmentação do seu mercado para que seja possível criar um funil de vendas ideal é fundamental. Assim como abrir uma empresa no mercado, estabelecer um funil de vendas requer análises contínuas para verificar quais são as melhores técnicas para o seu caso.

Conhecido por muitos especialmente no que diz respeito ao marketing digital, o funil de vendas é um modelo bem estratégico que exibe claramente toda a jornada do cliente, desde o primeiro contato com a empresa até o fechamento definitivo do negócio / venda. É formado por um conjunto de etapas e gatilhos cujo objetivo é dar suporte à jornada de compra das personas de uma determinada organização. Em outras palavras, as etapas do funil de vendas estão diretamente ligadas às fases do processo para que seu cliente efetive a compra em questão.

Normalmente, todo o processo pode e é dividido em função das etapas que são realizadas até que o cliente finalize a venda em questão. E toda atenção a cada etapa é fundamental para que você consiga alcançar a venda efetivamente. Basicamente essas etapas são compostas por quatro etapas, sendo elas: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão final de compra e tem o objetivo de representar os passos que o cliente percorre até a aquisição de determinado produto.

Contextualizando melhor, as etapas são fundamentais no funil de vendas para prosseguir uma venda e vencer as objeções. Contudo, a primeira etapa é a mais importante, onde exatamente nessa fase o comprador ainda não tem muito conhecimento muito bem que tem um problema ou oportunidade de negócio à vista, por exemplo. Portanto, no começo do funil de vendas, o ideal é de fato despertar o interesse do seu cliente, ora designado como “prospecte” por algum assunto e fazer que perceba que tem um problema ou uma oportunidade business.

Normalmente, em sequência a você apresentar os objetivos e missões, o comprador identifica que possui um problema e em alguns casos simultâneamente uma grande oportunidade de negócio começa a surgir e a pesquisar mais sobre esse problema e sobre possíveis soluções da melhor forma possível, respeitando as leis vigentes no Brasil. Outro aspecto importante é que o comprador já sabe algumas possíveis soluções para definitivamente sanar aquele problema e começa a avaliar as alternativas para solucioná-lo.

Acima de tudo, é também muito importante conseguir criar um ponto de urgência máxima. Caso contrário, o comprador vai identificar que tem uma solução ideal e compatível para o problema dele, mas não vai se empenhar tanto assim para definitivamente saná-lo. Por último, mais não menos importante, normalmente o comprador está comparando todas as opções que estão disponíveis no mercado digital e definitivamente pesquisando qual delas é melhor para seu modelo de negócios propriamente dito. É de suma importância lembrá-lo os reais diferenciais competitivos de cada uma das soluções.

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