Na hora de tomar decisões, é fundamental se basear em fatos e dados concretos – e isso vale até mesmo quando falamos sobre o mercado corporativo.
Algumas vezes, dar ouvidos à sua intuição, pode não ser só ruim para sua vida pessoal, como também é para os negócios.
E você sabia que existe uma estratégia que opera somente através destas informações? Se não, fique ligado, este é o Data Driven Marketing.
Basicamente, a estratégia se baseia através da utilização de dados, estatísticas e algoritmos, o que pode garantir e muito o seu êxito em uma tomada de decisões mais assertiva.
Mas agora, para não perder o timing da coisa, que tal descobrir um pouco mais sobre Data Drive Marketing, o que é e como aplicá-lo na gestão de marketing da sua empresa? Vamos ver?
Data Driven Marketing: o que é?
Data Driven Marketing (ou em tradução literal, marketing orientado por dados), é uma estratégia que se baseia em dados concretos, deste modo, é possível fazer uma segmentação de clientes de maneira mais conclusiva e baseada em fatos reais.
Por exemplo, no marketing, para que uma estratégia dê certo, as empresas devem ter conhecimento prévio sobre as necessidades dos seus consumidores, de forma que consiga oferecer o melhor serviço.
Quando isso não acontece, muito provavelmente, a empresa terá de refazer toda a metodologia aplicada e investir ainda mais dinheiro para ressarcir os prejuízos acarretados.
E você já sabe, para uma empresa, investir em novas estratégias sem uma base prévia conhecimento pode se tornar uma ação bastante arriscada.
Para explicar sobre Data Driven Marketing e o que é, te darei um exemplo.
Suponha que sua empresa trabalhe com a concessão de créditos para os clientes, mas, para conceder créditos a eles, você primeiro precisará saber se tal pessoa é boa pagadora ou não, concorda?
É neste cenário que entra o Data Driven, pois é ele que vai orientá-lo (a partir de dados) para que você saiba se será vantajoso ou não a concessão de créditos.
Outro aspecto importante para entender o que é Data Driven Marketing, é olhar para ele como uma ferramenta de organização e análise.
Pois é ele quem faz todo o levantamento dos dados e os entrega de modo legível para que possa ser aplicado na estratégia de marketing da organização.
Como Adotar o Data Driven Marketing?
Agora que você já sabe o que é Data Driven Marketing, que tal descobrir como aplicar a estratégia na sua empresa para gerar resultados ainda mais satisfatórios? Acompanhe:
1 – Data Driven como Parte da Cultura da Empresa
OK, você já sabe o que é Data Driven Marketing e eu não tenho mais dúvidas disso, mas você sabia que o Data Driven deve estar alinhado como parte da cultura da sua empresa?
É isso mesmo! De nada adianta adotar a metodologia uma vez, se a sua empresa precisa se basear em informações reais e não achismos na hora de tomar decisões e definir estratégias que garantam sua operação.
Portanto, alinhe o Data Driven Marketing aos hábitos, princípios e diretrizes do seu negócio.
2 – Invista na Gestão de Dados
Dados são triviais para a boa execução de um negócio, e se você não sabe como trabalhar com estas informações, pode estar deixando de usar as suas melhores cartas.
Diante disso, considere contratar profissionais que sejam especialistas na hora de lidar com estes dados e, assim, manter um leque de oportunidades de crescimento à sua disposição.
Pense nesse investimento como uma forma de estar à frente de todas as questões que envolvem o seu negócio, uma vez que estes profissionais – além de serem capacitados – contam com as ferramentas específicas e necessárias para o processamento destes dados.
3 – Invista em Tecnologia
Só de falar o que é Data Driven Marketing, provavelmente você já tenha entendido que para aplicação dessa metodologia, é preciso ter a sua disposição ferramentas e tecnologias que serão o ingrediente básico para facilitar cada análise.
E é isso mesmo, os softwares e computadores não só aumentarão a produtividade da sua equipe, como também reduzirão o trabalho mecânico.
4 – Forneça seus Dados a todos os Colaboradores
Se você quer ter sucesso na sua empreitada, não deve ter medo de tornar os dados acessíveis para que cada funcionário possa monitorá-los e, assim, melhorar ainda mais o rendimento dos seus setores.
Ainda que cada colaborador ou mesmo equipe, trabalhem de forma distinta, há sempre um ponto em comum entre eles que visam o mesmo objetivo, que neste caso, é melhorar as métricas do negócio.
Além disso, estas informações serão úteis até mesmo para promover insights entre os colegas, que tal?
5 – Ofereça Treinamento
As pessoas não nascem com habilidades de computação ou de marketing, por isso, é fundamental garantir que a sua equipe esteja pronta para implementação do Data Driven Marketing no seu negócio.
É claro que, aqueles colaboradores que já tenham uma certa experiência com este assunto, não precisarão de um treinamento extenso, mas podem ser apresentados dinâmicas em grupo para que ganhem ainda mais familiaridade.
Os dados de uma empresa são informações que oscilam todos os dias, afinal, não dá para se prever o que as pessoas vão querer amanhã e quais serão suas necessidades.
E indo pelo fator comum de que o objetivo da sua estratégia é de oferecer o melhor atendimento aos seus clientes, é essencial que essa análise de dados seja constante e progressiva, melhorando cada vez mais.
Por assim dizer, o Data Driven Marketing deve estar atrelado à gestão da sua empresa, especialmente à cultura dela, pois só dessa maneira, será possível ter um negócio de sucesso e que seja especial para todos, inclusive você.
Então, o que me diz de começar hoje à implementação do Data Driven Marketing à sua estratégia de negócios?