Já tem ideia do que é o modelo de vendas Inside Sales? Ou melhor, você sabe como aplicá-lo no seu negócio?
Estas e outras questões responderei ao longo do texto, então não precisa se preocupar em ir até outro site para buscar estas repostas.
Aqui, te explicaremos de forma resumida – e clara – como funciona este modelo de vendas que é sucesso e ajudará sua empresa a reduzir custos, aumentar a produtividade da sua equipe de vendas e o seu retorno sobre investimento. Bacana, concorda?
Portanto, continue conosco e não perca mais tempo para descobrir, de fato, o que é Inside Sales e como adotá-lo em seus negócios. Vamos ver?
O que Significa Inside Sales?
Inside Sales se classifica como um modelo de vendas contrário ao modelo tradicional. Pra ser mais claro, neste processo os vendedores elaboram uma série de métodos que possibilitam que sejam realizadas vendas internamente.
Ou seja, as vendas são feitas de dentro da empresa, sem a necessidade de visitar o cliente para concluir uma nova venda.
E para garantir que o processo tenha sucesso, as empresas devem atestar que seus canais de comunicação, tais como e-mail, chat, redes sociais, telefone da empresa, entre outros, estejam em boas condições.
Esta relação é crucial para que a empresa garanta a boa execução no seu processo de prospecção de clientes, no pós-venda, e até mesmo ao fechar um novo contrato.
Mas é importante prestar atenção em um ponto: Inside Sales nada se diz com Telemarketing ou Call Center, uma vez que elas operam através de diversas redes de comunicação, por meio de atendimento personalizado e a partir de um público-alvo bem definido.
No Telemarketing, por exemplo, além da abordagem ser mais padronizada, a operação ocorre de forma abrangente.
Diante disso, os vendedores e SDRs (que são os representantes de desenvolvimento de vendas) devem dedicar mais tempo a segmentação do público, bem como realizar pesquisas que envolvam o prospect.
Por todos estes fatores, as Inside Sales se tornaram uma importante ferramenta de negócios para as empresas B2B e de tecnologia.
Isso significa que são elaboradas diversas estratégias que tem como foco a geração de produtividade, o estabelecimento do cliente como ponto central, bem como, a adoção de vendas consultivas.
Como Aplicar as Inside Sales à Sua Estratégia de Negócios?
Agora que você já sabe a importância das Inside Sales no seu negócio e como ela pode ser uma ferramenta eficaz quando se trata de prospectar mais clientes, que tal conferir alguns passos para implementá-la na sua empresa e conseguir ainda mais benefícios?
#1 – Mantenha a Equipe Preparada
Preparar a equipe para execução das Inside Sales, é o primeiro passo para ter sucesso neste modelo de vendas.
A ideia é realizar reuniões com os vendedores que serão designados para realizar este trabalho e, assim, esclarecer todas as dúvidas sobre o conceito, de forma que não ocorra situações embaraçosas quando o planejamento sair do papel.
Por exemplo, quais serão os colaboradores escalados? Quais serão os serviços ou produtos mais beneficiados com a aplicação das Inside Sales?
#2 – Forneça Conteúdos para os Seus Clientes
Por este ser um modelo de vendas remoto, certamente seus clientes precisarão recorrer às informações disponíveis em locais como a Internet para solucionar suas dúvidas – afinal, você não estará presente fisicamente para auxiliá-los.
Diante disso, é inevitável oferecer suporte online, como e-books, artigos em blogs, vídeos ou apresentações, de modo que as dúvidas de cada cliente sejam sanadas.
Ao investir nesse tipo de material, as chances de atrair novos clientes para o seu negócio, serão ainda maiores, pois eles entenderão que você sabe do assunto e que pode ajudá-los a qualquer momento.
#3 – Defina suas Ferramentas de Trabalho
Se você quer ter sucesso na aplicação das Inside Sales em seu negócio, então deve estar atento a infraestrutura da sua organização, afinal, equipamentos e softwares de má qualidade só trarão experiências ruins – tanto para a equipe de vendas, quanto para os clientes.
Pense duas vezes ao contratar serviços que podem comprometer a produtividade dos seus colaboradores, bem como, prejudicar toda a experiência dos prospects.
No início, você poderá investir no atendimento via redes sociais, e-mail, um chat exclusivo para conversar com os clientes através do site e até mesmo por meio do WhatsApp empresarial.
Já a longo prazo, poderá contar com um sistema de gestão de boa qualidade e que atenda as exigências do seu negócio, como um CRM, por exemplo.
As Insides Sales tecem um papel importante na hora de reduzir custos e garantir a estabilidade de um negócio.
Afinal, os investimentos iniciais para aplicação deste modelo de vendas são baixíssimos e podem trazer retornos a longo prazo nunca antes vistos.
Especialmente se atrelada à estratégia de Inbound Marketing que o ajudará a conquistar ainda mais clientes interessados pelo o que você tem a oferecer. Demais, não é mesmo?
Agora que você já conhece todos os benefícios das Inside Sales para o seu negócio, que tal conferir 5 práticas para aplicar no seu site e impulsionar ainda mais as suas vendas? Acesse!