O que é marketing digital? Descubra como ele pode ajudar sua marca!

Muitos perguntam o que significa marketing de conteúdo, devido a abrangência que vem ganhando nos últimos anos. Na prática, marketing de conteúdo é uma forma bem legal de engajar-se com seu público-alvo e desenvolver sua lista de clientes e potenciais clientes, tudo isso através da produção de conteúdo que seja relevante e valioso, de forma a atrair resultados por interação ao conteúdo que foi escrito. Nesse caso, acaba envolvendo diretamente e, respectivamente, gerando valor para as pessoas, de forma a criar uma verdadeira percepção positiva da sua marca e assim proporcionar cada vez mais negócios.

No geral, no âmbito do marketing de conteúdo deve se basear em uma estratégia bem estruturada e organizada para de fato gerar bons resultados. Com isso, um erro bastante comum é lançar oficialmente um blog profissional na internet e escrever artigos aleatórios, por exemplo. Saiba que nesse caso específico não é considerado como marketing de conteúdo. Além disso, é de suma importância compreender como a produção de conteúdos será utilizada em seu caso, entender quais são seus objetivos e quais serão os verdadeiros indicadores de sucesso para o seu nicho. Para isso, faz-se necessário ter bastante planejamento, onde são definidos todos os modelos para que você tenha excelentes resultados e para que você saiba mensurá-los de forma prática.

Após elaborar o planejamento, é hora de literalmente pôr a mão na massa para começar o trabalho. A partir da execução de sua estratégia de marketing de conteúdo, o mais importante é não perder o foco que foi estabelecido na etapa anterior de planejamento, assim como também manter a frequência de geração e distribuição de conteúdo de qualidade para o seu público. Além disso, existem diversas métricas que podem e devem ser seguidas em uma estratégia de marketing de conteúdo. Portanto, evite cair na famosa tentação de querer mensurar tudo e foque corretamente nas métricas que são realmente necessárias.

Lembre-se: o marketing digital, seja de conteúdo ou não, não é um objetivo a ser alcançado. Na prática, a estratégia de marketing de conteúdo deve almejar algum objetivo que traga benefícios reais para o seu negócio. Ter objetivos bem claros para seus esforços pode parecer até bem cliché, no entanto muitas empresas levam essa tarefa sem a devida atenção e acabam tendo diversos desafios desnecessários ao longo do planejamento corporativo.

Através da produção de conteúdo, é possível mostrar o potencial do produto ou serviço, atrair e estimular ação do cliente em questão. Essa ação pode ser não somente uma venda, mas também o preenchimento de um cadastro, baixar um material como um ebook, por exemplo. Além disso, as empresas que se preocupam em produzir um conteúdo com verdadeira qualidade conseguem não apenas informar o prospecte através de um artigo, mas também entreter e educar seu público-alvo, assim como também contar histórias interessantes sobre suas marcas durante todo o processo.

Contudo, muitas pessoas e empresas ainda não reconhecem a real importância do marketing de conteúdo, pois pensam sempre em curto prazo e investem seu tempo e dinheiro em estratégias imediatas, que podem  de fato funcionar, mas com muito menos eficácia se levarmos em consideração os processos que visam a médio e longo prazo. Ainda assim, é fato que em um mundo onde existem mais de 2.1 bilhões de internautas conectados, produzir artigos utilizando-se do marketing de conteúdo é um verdadeiro desafio. Além disso, a chave para conquistar a confiança dos futuros clientes está na qualidade e não na quantidade. Assim, você conseguirá consquistar uma audiência fiel e altamente engajada. Mas, que tal conhecer agora algumas vantagens e curioisdades do marketing de conteúdo? Vamos lá:

  • Proporcionar Leads: o marketing de conteúdo não pode se limitar apenas em trazer uma nova audiência para o seu negócio. Aumentar consideravelmente o número de vendas significa gerenciar os leads por todo o processo de compra e prepará-los para a principal tomada de decisão;
  • Ensinar o Mercado: na maioria dos casos, os usuários que estão acessando o seu site ou blog para ler o seu conteúdo não compreendem ao certo o nicho específico que está inserido no âmbito digital ou não sabem a utilidade dos seus produtos oferecidos pela sua empresa. Isso é relativamente comum nos tempos atuais para empresas com propostas disruptivas no mercado, que estão trazendo grandes inovações ou até mesmo criando um mercado completamente novo. Em função disso, você precisa mostrar ao público da forma mais objetiva possível esse novo mercado e/ou novidade em questão. É importante deixar a marca na mente das pessoas interessadas, de forma que elas lembrem-se do que acabaram de conhecer.

Após finalizar os ideais dos seus objetivos estabelecidos, já sabemos como mensurá-los e é hora de seguir com os primeiros passos em relação ao tipo de conteúdo que será gerado. Para isso, é preciso mapear quem verdadeiramente é o público-alvo da sua estratégia de marketing de conteúdo elaborado. Não tenha dúvidas, essa etapa é extremamente importante, pois a eficiência de um conteúdo especialmente na internet está diretamente relacionada à sua capacidade de ser interessante e relevante para o público-alvo do seu negócio. Um excelente conteúdo é útil, para a pessoa correta, no momento certo. Não existe um conteúdo extremamente perfeito para qualquer pessoa do nosso planeta.

A melhor forma de criar um bom marketing de conteúdo é entender ao máximo a sua audência e uma das melhores técnicas para isso é o uso de buyer personas ou, popularmente conhecido como pessoas compradoras. Mas, por que usar personas e não simplesmente escolher seu público-alvo diretamente? Saber somente seu público-alvo lhe proporciona várias informações demográficas bem impressionantes, contudo nenhuma informação comportamental de fato sobre a sua audiência. Tenha em mente transmitir um conhecimento que o leitor veja valor naquilo e no melhor formato possível. Com o tempo você irá melhorar suas estratégias e perceber grandes resultados devido as mudanças na sua mentalidade e, acima de tudo, lembre-sde de ter uma estratégia muito bem documentada para que seu conteúdo não seja desperdiçado, pelo contrário, para que seu conteúdo seja efetivamente excepcional e se destaque nos mecanismos de busca e redes sociais.

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Mauro Lúcio, fundador da Imagine e criador do BrandPlus.

Eu, junto com minha equipe especializada, desenvolvemos estratégias que ajudam empresas a construir e fortalecer suas marcas, tornando o marketing acessível e integrado ao dia a dia dos negócios.

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