Você está visualizando atualmente Como as estratégias digitais podem reduzir seu ciclo de venda?

Como as estratégias digitais podem reduzir seu ciclo de venda?

Em função do crescimento das empresas no Brasil, a tendência é investir na aplicação de processos cada vez mais eficientes, que economizam tempo, dinheiro e impulsionam ainda mais o crescimento do seu empreendimento. Com isso, o ciclo de vendas é um dos aspectos que mais precisa de atenção. Afinal, ele afeta de modo direto a capacidade da empresa se manter lucrativa a médio e longo prazo.

Além disso, grandes empresas perdem parte da agilidade que é comum em empreendimentos cada vez menores. Se isso passar para o ciclo de vendas, muito dinheiro pode ser perdido. Em sequência, é necessário encontrar uma forma prática e boa relação custo-benefício para reduzir ao máximo esse ciclo de vendas, não é mesmo? Atualmente, toda a produção de conteúdo tem sido encarada com seriedade por várias empresas de todos os tamanhos possíveis, e pode ser utilizada também para tornar o ciclo de vendas mais prático.

De certa forma, o ciclo de vendas é o tempo gasto pela sua empresa para fechar negócio com um cliente. Sobretudo, é necessário compreender plenamente como funciona e saber também como aplicar corretamente para que todas as variáveis tenha o resultado como desejado o processo equacionado. A primeira etapa importante do ciclo de vendas é a prospecção, na qual a tarefa é encontrar potenciais clientes em meio às pessoas que já conhecem a sua marca.

Isso é realizado com base na persona, que foi definida levando em consideração todos os interesses, preocupações e também os hábitos do que você considera como cliente correto para o seu negócio. Para saber mais sobre como prospectar clientes, leia este guia completo que preparamos. Depois da prospecção, é hora de fazer o primeiro contato. Novamente, é importante levar em conta quais são os canais preferidos da persona. O contato pode ser feito por telefone, e-mail ou até mesmo de forma pessoal em alguma ocasião específica.

Outro ponto também muito importante é a qualificação, sendo o verdadeiro momento de separar quem tem um real interesse de compra das pessoas que ainda não estão prontas o bastante para seguir adiante no processo como um todo. Ainda assim, é válido ressaltar que se você porventura tiver leads ainda não qualificados não são descartados, mas ainda continuam recebendo conteúdo de qualidade, que os ajudará a amadurecer e ser contatados novamente em um futuro próspero.

No outro sentido, você também precisa apresentar suas soluções ao mercado após o lead receber uma qualificação positiva de forma a identificar a existência real de fechar negócio. Esse é o momento no qual ocorrem as demonstrações de produto e propostas formais de negócio. A avaliação envolve o tempo de espera para análise do potencial cliente. Especialmente quando o modelo de venda é B2B, é provável que a venda não seja fechada imediatamente após o envio de proposta.

Além disso, em situações as reuniões são marcadas, e em outros há pelo menos um tempo de análise e decisão antes de prosseguir com a venda. Se tudo der certo e o cliente decidir comprar o seu produto, basta finalizar o acordo e torná-lo oficial. O contrato é assinado e todos os termos são esclarecidos definitivamente.

Quando as etapas são de fato bem realizadas, elas podem garantir com tranquilidade que os clientes comprem novamente, desta vez sem passar por todo o processo de engajamento. Por conta da relação de confiança já estabelecida com a sua marca, os clientes recorrentes passam, em muitos casos, diretamente do interesse para o fechamento.

Além disso, um ciclo de vendas cada vez menor favorece o negócio de muitas formas, desde o planejamento de novas ações até a disponibilização de recursos em caixa para realizar investimentos. Em suma: as estratégias digitais já provou ser uma das melhores estratégias para quem deseja aumentar as vendas a curto, médio e longo prazo com decisões precisas e mensuráveis. É verdade que é preciso ter paciência e que se trata de uma estratégia a longo prazo, mas depois dos primeiros resultados, o efeito é justamente uma redução do ciclo de vendas. Sucesso!

Deixe um comentário