Em função do crescimento das empresas no Brasil, a tendência é investir na aplicação de processos cada vez mais eficientes, que economizam tempo, dinheiro e impulsionam ainda mais o crescimento do seu empreendimento. Com isso, o ciclo de vendas é um dos aspectos que mais precisa de atenção. Afinal, ele afeta de modo direto a capacidade da empresa se manter lucrativa a médio e longo prazo.
Além disso, grandes empresas perdem parte da agilidade que é comum em empreendimentos cada vez menores. Se isso passar para o ciclo de vendas, muito dinheiro pode ser perdido. Em sequência, é necessário encontrar uma forma prática e boa relação custo-benefício para reduzir ao máximo esse ciclo de vendas, não é mesmo? Atualmente, toda a produção de conteúdo tem sido encarada com seriedade por várias empresas de todos os tamanhos possíveis, e pode ser utilizada também para tornar o ciclo de vendas mais prático.
De certa forma, o ciclo de vendas é o tempo gasto pela sua empresa para fechar negócio com um cliente. Sobretudo, é necessário compreender plenamente como funciona e saber também como aplicar corretamente para que todas as variáveis tenha o resultado como desejado o processo equacionado. A primeira etapa importante do ciclo de vendas é a prospecção, na qual a tarefa é encontrar potenciais clientes em meio às pessoas que já conhecem a sua marca.
Isso é realizado com base na persona, que foi definida levando em consideração todos os interesses, preocupações e também os hábitos do que você considera como cliente correto para o seu negócio. Para saber mais sobre como prospectar clientes, leia este guia completo que preparamos. Depois da prospecção, é hora de fazer o primeiro contato. Novamente, é importante levar em conta quais são os canais preferidos da persona. O contato pode ser feito por telefone, e-mail ou até mesmo de forma pessoal em alguma ocasião específica.
Outro ponto também muito importante é a qualificação, sendo o verdadeiro momento de separar quem tem um real interesse de compra das pessoas que ainda não estão prontas o bastante para seguir adiante no processo como um todo. Ainda assim, é válido ressaltar que se você porventura tiver leads ainda não qualificados não são descartados, mas ainda continuam recebendo conteúdo de qualidade, que os ajudará a amadurecer e ser contatados novamente em um futuro próspero.
No outro sentido, você também precisa apresentar suas soluções ao mercado após o lead receber uma qualificação positiva de forma a identificar a existência real de fechar negócio. Esse é o momento no qual ocorrem as demonstrações de produto e propostas formais de negócio. A avaliação envolve o tempo de espera para análise do potencial cliente. Especialmente quando o modelo de venda é B2B, é provável que a venda não seja fechada imediatamente após o envio de proposta.
Além disso, em situações as reuniões são marcadas, e em outros há pelo menos um tempo de análise e decisão antes de prosseguir com a venda. Se tudo der certo e o cliente decidir comprar o seu produto, basta finalizar o acordo e torná-lo oficial. O contrato é assinado e todos os termos são esclarecidos definitivamente.
Quando as etapas são de fato bem realizadas, elas podem garantir com tranquilidade que os clientes comprem novamente, desta vez sem passar por todo o processo de engajamento. Por conta da relação de confiança já estabelecida com a sua marca, os clientes recorrentes passam, em muitos casos, diretamente do interesse para o fechamento.
Além disso, um ciclo de vendas cada vez menor favorece o negócio de muitas formas, desde o planejamento de novas ações até a disponibilização de recursos em caixa para realizar investimentos. Em suma: as estratégias digitais já provou ser uma das melhores estratégias para quem deseja aumentar as vendas a curto, médio e longo prazo com decisões precisas e mensuráveis. É verdade que é preciso ter paciência e que se trata de uma estratégia a longo prazo, mas depois dos primeiros resultados, o efeito é justamente uma redução do ciclo de vendas. Sucesso!