Você já sabe o que é KPI e sabe da importância desses índices para o seu negócio? Se não, sem problemas, aqui vou te dar diversas dicas sobre o que é KPI, a sua importância na gestão da empresa, os tipos de índices, e muitos mais.
Mas, para começar, basicamente os KPIs (ou Key Performance Indicator) são ferramentas estratégicas, ou por assim dizer, indicadores usados para monitorar as ações ou projetos de uma empresa e, assim, ter a certeza de que elas são realmente eficazes para o negócio.
Afinal de contas, muitas decisões que tomamos dentro do ambiente de trabalho nem sempre são favoráveis para um determinado tipo de negócio.
E indo pela lógica de que você precisa de ferramentas eficientes – ainda mais se for proprietário de um pequeno negócio – é muito importante saber escolher e contar com bons índices de desempenho.
Para saber mais sobre eles, continue lendo o artigo!
Afinal, o que é KPI?
Não é muito complicado entender o que é KPI, na verdade, é até bem fácil, KPIs são ferramentas utilizadas para monitorar o desempenho de ações, projetos ou mesmo de um determinado setor da empresa.
Dessa forma, é fácil presumir onde você está tendo mais problemas, bem como ter noção se aquele é realmente o caminho que se deve seguir para atingir determinados objetivos.
Mas, como escolher um indicador exato em meio a tantos outros?
Essa é uma dúvida recorrente em relação a este assunto, afinal de contas, muitos são parecidos, e outros são completamente distintos entre si. Então, ter essas dúvidas é completamente normal.
Por exemplo, em uma estratégia de marketing para atrair clientes, como acontece no Inbound Marketing, é mais que recomendado o uso deles para mensurar quantas pessoas clicaram sobre a campanha, ou mesmo quantos realmente compraram os produtos.
Sendo assim, é muito fácil monitorar se as suas estratégias estão dando certo ou não. Deu pra entender?
A Importância dos KPIs no Planejamento de Negócios
Provavelmente você já até saiba das respostas, mas é importante ressaltar o quão é importante a aplicação dos indicadores na sua empresa, especialmente quando falamos sobre o que é KPI.
Eles são fundamentais para monitorar suas estratégias dentro da empresa e, assim, prever erros ou melhorias – o que reduz gastos com investimento.
Além do mais, é muito importante apostar em indicadores que sejam fáceis de calcular e que o informem com detalhes para que tudo ocorra bem durante a execução de um planejamento.
Resultado? Tanto a equipe responsável pela coleta de dados, quanto para o setor responsável por lidar com eles, poderão utilizar as informações para gerar melhores resultados.
Conheça os Tipos de KPI
Existem muitos tipos de KPI que podem ser utilizados de acordo com as exigências de cada empresa, e para saber usá-los no seu negócio, é essencial entender quais são os tipos de indicadores.
De forma resumida, um KPI pode ser tanto em forma de numeral quanto em porcentagem – por exemplo, este último é muito utilizado para apontar se um determinado produto está tendo boas saídas ou não.
Basicamente, os indicadores são dispostos em três categorias, que são:
KPIs Primários
A primeira categoria de KPIs estão relacionados às prioridades estratégicas de uma empresa (tais como geração de novos leads, conversão, tráfego e CPCs).
Em nível hierárquico, são os índices mais procurados pelo alto escalão (diretores, gestores, etc.), isto é, os índices que indicam quais resultados estão sendo obtido com as ações aplicadas dentro do negócio.
Portanto, se você tem dúvidas se alguma ação que tomou está comprometendo a gestão do seu negócio, é aqui que você terá as respostas.
KPIs Secundários
Em seguida, estão os KPIs Secundários, que são responsáveis por identificar e justificar os KPIs de primeira categoria.
Muito usados por supervisores e equipes que lidam com estes dados rotineiramente.
KPIs Práticos
Por último, os KPIs Práticos, eles são responsáveis por determinar os resultados obtidos através dos KPIs Primários e Secundários, isto é, explicar o que ocorreu para atingir determinado índice.
Sendo assim, é fácil adotar as melhores estratégias para o seu negócio e não correr riscos com planejamentos que não levam a nada.
Como Escolher os Melhores KPIs para o seu Negócio?
Sem enrolação, agora que você já sabe o que é KPI, é hora de entender como escolher e aplicar os melhores KPIs à sua gestão empresarial.
Antes de tudo, você deve levar em consideração o momento atual da sua empresa, ou seja, o planejamento estratégico que está utilizando para tomar decisões dentro do seu ambiente de trabalho.
Portanto, para alcançar resultados esperados, você deve levar e conta alguns pontos importantes que listo abaixo. Confira:
1 – Apresentar Relevância de um Negócio
Se você está tendo bons índices de desempenho das suas vendas, ou mesmo da captação de novos clientes, é importante que o KPI apresente estes dados corretamente.
Caso ocorram resultados diferentes daqueles obtidos, é um sinal de que o KPI não está, de fato, sendo útil para o seu negócio.
2 – Disponibilidade de Implementação
Se você está usando KPIs para mensurar a geração de leads do seu negócio, é mais do que certo que você tenha dados de clientes que se tornarão novos leads.
Se há um planejamento estratégico dentro da sua empresa e ele não apresenta dados de entrada sobre seus clientes, por exemplo, não há porque usar um KPI que apresente estes dados. Concorda?
Portanto, esteja ciente do que você tem disponível, e dos requisitos de cada índice.
3 – Auxiliar nas Escolhas
Todo KPI que se prese, deve fornecer soluções para os seus problemas; caso não ocorra, você terá dificuldades de tomar decisões e ficará impossibilitado de levar seu negócio a um novo patamar.
4 – Deve ser Importante
Não adianta apostar todas as suas fichas em um KPI que só apresente dados inúteis e que não vão te levar a nada.
Um KPI deve ser um importante meio de obter dados concretos sobre os seus índices de desempenho – e bem, caso não ocorra, você estará apenas consumindo tempo e esforços.
Mesmo para aquelas pessoas que já sabem o que é KPI, devem sempre estar atentas às mudanças que ocorrem dentro de um negócio, isso porque não adianta investir em um KPI hoje e esperar que ele seja útil no futuro.
Um KPI só se torna eficaz quando você o utiliza de acordo com as condições da sua empresa e do momento presente.
E, se bem usado, um KPI pode fazer seu negócio ir da estaca zero a um patamar nunca antes atingido.
E aí, já sabe qual KPI usar na estratégia de sucesso da sua empresa? Conta nos comentários, além disso, se restou alguma dúvida, não deixa de enviar uma mensagem, vou adorar te ajudar!
Ah, e se curtiu este artigo, tenho certeza que vai adorar saber mais sobre como o marketing digital pode ajudar a sua marca.