Você está visualizando atualmente Metas SMART: entenda o que são e como aplica-las em seu negócio.
3D Render of Three arrows darts in center.

Metas SMART: entenda o que são e como aplica-las em seu negócio.

Saber onde a empresa quer chegar é essencial para o sucesso de qualquer empreendimento. E para alcançar esse, ou qualquer outro objetivo, é necessário definir metas que irão orientar e direcionar as estratégias de sua organização.

Para facilitar e otimizar o processo de estruturação dessas metas a ferramenta de gestão SMART pode ser uma boa solução. O método SMART, criado por Peter Drucker, é uma técnica utilizada para validar qualquer objetivo e auxiliar no planejamento de maneira eficiente.

Continue o artigo para conhecer mais essa metodologia SMART e saber como aplicá-la na sua empresa.

O que é método SMART?

A metodologia SMART é uma ferramenta de gestão para definição de metas inteligentes para processos, projetos ou negócios, permitindo um direcionamento eficiente e maiores possibilidades de alcance.

É composta por etapas que proporcionam maior nitidez sobre o cenário atual da empresa, garantindo que cada meta seja clara, específica e, sobretudo, mensurável.

O termo SMART é um acrônimo formado pelas iniciais em inglês que determinam os requisitos para que uma meta seja estrategicamente eficaz:

  • S – specific (Deve ser específica)
  • M – measurable (Ser mensurável);
  • A – attainable (Ser atingível);
  • R – relevant (Ser relevante);
  • T – time based (Ser temporal, ou seja, ter um prazo certo para ser alcançado).

Como aplicar a metodologia SMART no seu negócio?

Os critérios SMART garantem a criação de metas inteligentes, claras e assertivas. Então, aprenda como aplicá-los em seu negócio!

S – Específica

No planejamento SMART, a meta tem que ser Específica, ou seja, deve ser claramente definida e entendida. Por exemplo, “reduzir os custos” ou “vender mais” são metas gerais e raramente são atingidas. Para garantir o sucesso da ação é preciso definir o que deverá ser feito para atingir esse resultado.

A maneira mais fácil de chegar a esse resultado é respondendo perguntas como:

  • O que você quer alcançar?
  • Por que isso é importante para seu negócio?
  • Como isso será alcançado?
  • Quais os recursos e ações necessárias?
  • Quem está envolvido?
  • Quando você pretende realizá-lo?

Dessa maneira, aplicando a metodologia SMART a meta mais eficiente seria “reduzir em 35% as despesas com a área de TI nos próximos 6 meses”. Nesse formato, há uma maior definição de detalhes que guiará onde deve chegar e como pretende fazer isso.

 M – Mensurável

Na metodologia SMART, Mensurável significa que uma meta deve ser medida. Para isso, é essencial definir os indicadores que deverão ser monitorados periodicamente para que o resultado seja alcançado. Outra dica é coletar e monitorar dados, usando sempre números.

No nosso exemplo acima é possível perceber isso: “reduzir em 35% as despesas com a área de TI nos próximos 6 meses”.  Você pode monitorar a meta olhando, por exemplo, os gastos do setor ao longo do período estipulado.

 A – Atingível

Nesse requisito do planejamento SMART, a meta deve ser Atingível.  Estipular objetivos que não podem ser alcançados desmotivam a equipe e atinge de forma negativa o resultado geral da empresa.

Para isso, estude o cenário atual da sua empresa, avaliando seu histórico, mercado, recursos materiais, financeiros e humanos disponíveis. Assim, você conseguirá definir uma meta atingível e que estimule sua equipe.

R – Relevante

A metodologia SMART, também destaca a relevância da meta para seu negócio. Ou seja, a meta tem que impactar e trazer benefícios para sua organização.

Para avaliar se ela é relevante, é necessário alinhar o objetivo ao contexto em que sua empresa está inserido. Por exemplo: em uma crise resultada pela pandemia, uma meta com intuito de reduzir custos pode ser relevante.

Para fazer essa análise tenha em vista os números da empresa, o cenário do mercado, os objetivos macro e estratégias do seu negócio.

T – Temporal

Outro fator importante no método SMART é trabalhar com metas temporais. Isso é, objetivos com prazos definidos. Dessa maneira, é possível priorizar as ações e alcançar os resultados dentro do tempo previsto.

Os prazos devem ser viáveis, por isso, o mais indicado é que esse planejamento seja feito juntamente com sua equipe para estipularem o tempo que cada ação será executada, assim como, qual será a pessoa responsável por cada papel. 

Seguir a metodologia SMART permite um maior controle sobre suas ações, possibilitando uma gestão mais eficiente do seu negócio. Existem outros métodos que também podem lhe ajudar a definir metas como o OKR , por exemplo.

Vale ressaltar que esses planejamentos podem ser aplicados em inúmeros setores de seu empreendimento como comercial, financeiro, logística, marketing. Você já fez uso de algum?  Deixe aqui nos comentários.

Deixe um comentário