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OKR: Tudo que você precisa saber para implementar a metodologia de “objetivos e resultados-chave” na sua empresa

Criada pelo ex-CEO da Intel, Andrew Grove, o OKR ajudou a simplificar o processo de definição de metas para o futuro das empresas. Os “Objectives and Key Results” tem impactado de micro à grandes empresas de todo mundo. E aqui nesse artigo, você saberá como implementar em seu negócio.

Por onde começar?

Gerir uma empresa não é fácil e o desafio se torna proporcionalmente maior, quando se tem muitos diretores, gestores e liderados. Além disso, a falta de clareza sobre o que o negócio realmente precisa e o esforço e o tempo necessário para alcançá-los é, muitas vezes, subestimado pelos empresários.

De 3 à 5: Poucos objetivos e mais impacto

Um dos grandes diferencias do OKR em comparação com metodologias de mesmo propósito, é a quantidade de objetivos de 3 à 5.  No OKR, essa definição é realizada pela alta diretoria e que se desdobra para demais gestores e equipes, ou seja, de cima para baixo. Recomenda-se que a metade dos objetivos sejam  criados pela equipe e demais indivíduos da empresa, passando a ser de baixo para cima

Ciclos para uma jornada de alto desempenho

O tempo para se alcançar um resultado é crucial para o sucesso da jornada. Ter um prazo longo é tempo suficiente para procrastinar e até mesmo desistir. Objetivos podem ser grandes, porém, é necessário dividi-los em pequenas partes e trabalhar para alcançá-los. Para isso, divida sua meta anual em 4 partes, ou seja, ciclo de 3 meses para alcançar os resultados almejados.

Cuidado ao definir os resultados chaves

Resultados-chave são as alavancas para que você atinja as suas metas. Tenha de 3 a 5 resultados por objetivo. E aqui vai uma dica, se você tem certeza que vai alcançá-lo, quer dizer que você precisa repensá-lo.Por isso, tenha calma e clareza em sua definição.

Aqui vai alguns exemplos de OKRs:

Objetivo #1: Alcance recorde de receita e lucratividade no trimestre

KR #1:  Atingir a receita de  R$ 100.000

KR #2:  Aumentar a margem de lucro de 25% para 35%

KR #3: Melhor da taxa de conversão de 30% para 45%

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Objetivo #2: Melhorar o conhecimento da Marca

KR #1: Aumentar o número de usuários únicos e orgânicos no blog em 30%

KR #2: Aumentar os seguidores de 100 para 500 por meio de postagens de qualidade

KR #3: Aumentar o número de leads em 50%

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Objetivo #3: Oferecer uma experiência encantadora

KR #1: Reduzir o tempo de atendimento aos chamados 30 minutos para 10 minutos

KR #2: Manter  o NPS acima de 80%

KR #3: Lançar novo pacote de melhorias

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Bom, parece simples, mas ter o OKR implementado na empresa é ter uma jornada compartilhada. Ter metas claras e saber o que realmente importa é o que fará você alcançar o patamar que deseja para sua empresa. E tenha perseverança, pois dependendo do tamanho da empresa, talvez seja necessário mais que 1 ciclo para conseguir ter a metodologia consolidada em sua empresa.

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