Você sabia que ao conhecer seu cliente de verdade, é possível focar em suas necessidades e desejos, ofertando produtos e serviços irresistíveis, e assim, aumentar suas vendas?
Para isso, existe a estratégia de Customer Relationship Management (CRM), a qual faz com que sua empresa tenha informações precisas de cada cliente.
De modo mais resumido, ter uma estratégia de CRM permite a empresa ter acesso detalhado a dados do cliente, como nomes, interesses, histórico de compras, telefones, perfis etc.
Com isso, a empresa consegue ter informações e dados para gerar campanhas de marketing e outras ações de relacionamento com os seus consumidores.
Então neste artigo, queremos que você conheça mais sobre o CRM.
Customer Relationship Management (CRM): o que é?
Inicialmente, é importante que você saiba que CRM é software corporativo que tem como objetivo gerar um melhor relacionamento com o cliente. Com o software de CRM, sua empresa consegue acompanhar os ciclos e etapas de seu consumidor desde o seu primeiro contato até a pós-venda do seu produto/serviço.
A ferramenta permite entender o que ele busca e valoriza, gerando com o cliente uma relação de equilíbrio. Quanto mais se conhece o cliente, mais fácil é oferecer as melhores soluções para suas dores e desejos.
Mas atenção, antes de escolher o Customer Relationship Managementpara sua empresa, é preciso considerar os seguintes aspectos
- Porte de sua empresa;
- Setor de atuação;
- Perfil do cliente;
- Modelo comercial;
- Tamanho de sua equipe;
- Identificar suas dores no processo de vendas.
Benefícios do CRM e usabilidade
E quais os benefícios para uma empresa em usar o CRM? Existem vários, como esses:
- Melhor visão do negócio: o que contribui para uma tomada de decisão mais ágil.
- Controle operacional: você pode controlar leads que a sua equipe comercial está trabalhando. Esse controle inclui informações sobre concorrentes;
- Aumento da produtividade: é possível ter processos mais eficientes e sua equipe pode render muito mais ao ter informações reais de tudo que está ocorrendo, e o que precisa ser feito.
- Planejamento estratégico mais otimizado: a empesa consegue visualizar seus recursos e capacidades, tendo um guia mais relevante para a tomada de decisão.
- Integração da empresa: a equipe tem acesso e pode compartilhar ideias e sugestões para otimizar dos processos internos e de relacionamento com o cliente.
A estratégia de CRM funciona da seguinte maneira:
- Cadastro de clientes: esse cadastro traz informações apuradas de cada cliente, como seu comportamento etc.
- Registro de informações de clientes: o sistema traz de forma organizada dados do cliente em forma de histórico de compras, tipos de produtos, canais de relacionamento mais acessados etc.
- Permite o acompanhamento em tempo real das vendas, do negócio como um todo e de seus resultados.
Ferramentas de CRM
Se você ainda trabalha de forma manual e com planilhas extensas, saiba que hoje existem softwares que podem ser configurados conforme as necessidades de sua empresa.
Conheça algumas ferramentas nessa área:
- Hubspot: é uma plataforma de marketing digital que também oferece um software bem completo de CRM, onde há um controle total do relacionamento com clientes.
- Salesforce: é uma das ferramentas mais conhecidas do mundo na área de CRM, com informações simples e precisas a qual traz gráficos, relatórios completos e informações detalhadas de seus clientes.
- Agendor: é também uma plataforma de gerenciamento de dados que tem ajudado milhares de empreendedores, a qual traz o histórico e relatórios detalhados do relacionamento com cada cliente.
Há muitas outras ferramentas no mercado, trouxemos aqui apenas alguns exemplos.
Você já conhecia a estratégia de CRM? Agora você já conhece todo o potencial dessa ferramenta para uma melhor gestão do relacionamento com seu público e clientes.
Assim, você vai garantir para seu negócio maior precisão quanto as melhores informações para a tomada de decisão.
E se precisar de nossa ajuda, conte conosco!