Com os obstáculos impostos pela pandemia da Covid-19, grandes empresas e até mesmo pequenos negócios, tem recorrido às estratégias de Cross Selling e Up Selling.
Que se referem às técnicas de vendas destinadas aos gestores que desejam aumentar os gastos de compras de cada cliente, e assim gerar mais vendas e lucros para o seu negócio.
Porém, nem sempre as estratégias de Cross Selling e Up Selling são direcionadas a este único objetivo, isto é, a geração de lucros.
Mas também de apresentar soluções para cada cliente, afim de solucionar seus problemas e, posteriormente, fidelizá-los à empresa.
A seguir, explicamos a diferença entre cada uma delas e como implementá-las no seu negócio. Vamos lá?
O que é Cross Selling e Up Selling
Cross Selling e Up Selling podem até parecer termos desconhecidos no começo, mas, na prática, eles certamente já fizeram parte da sua vida sem mesmo que você tenha percebido.
Para saber mais sobre o que estou dizendo, a seguir, apresento duas situações que serão fundamentais para que você possa diferenciá-los. Acompanhe:
1° Exemplo: Up Selling
Você acabou de entrar numa loja de computadores e já tem a certeza de qual máquina comprar, portanto, não precisará da recomendação de um atendente para escolher o seu novo produto.
Ainda assim, mesmo após deixar claro do que está disposto a comprar, o atendente da loja sugere que você adquira um modelo similar que supra todas as suas necessidades, porém, com maior capacidade de armazenamento.
Ou então, te oferece o mesmo produto, porém com funções adicionais e dentro de um valor que seja melhor que o original. Oportunidade incrível, não acha?
Esse primeiro exemplo, se refere ao Up Sellling, que busca aumentar o ticket médio de cada cliente apresentando melhorias em determinados produtos ou serviços escolhidos.
2° Exemplo: Cross Selling
Ao entrar em um e-commerce e realizar uma compra específica de um determinado smartphone, você nota que há uma seção de acessórios relacionados com o aparelho que você escolheu, com a seguinte descrição: “quem comprou, levou”.
Através desta guia, são listados diversos produtos como fones de ouvido, capinhas de celular, limpa-telas, e muito mais.
Neste último exemplo, você participou de uma experiência de Cross Selling, que tem como foco oferecer (vender) produtos complementares a um cliente que está procurando por um determinado produto.
Dessa forma, se “cruza” as vendas de vários itens, além de aumentar os gastos do cliente com a compra de mais produtos ou serviços – o que é benéfico para as empresas.
Mas, como Aplicar Cross Selling e Up Selling no Seu Negócio?
Agora que você já sabe como funciona as estratégias de venda de Cross Selling e Up Selling, que tal aprender como aplicá-las no seu negócio?
A seguir, selecionei 3 dicas confiáveis quando o assunto é gerar mais vendas para o seu negócio. Para saber mais, continue comigo!
#1 – Não Encha seus Clientes de Anúncios
Se o que você quer, é ter clientes que compram da sua loja frequentemente, deverá estar atento ao que você entrega a eles.
Não adianta empurrar um monte de produtos ou serviços para eles, é necessário mostrar que você realmente conhece as necessidades do seu cliente e que possui os serviços adequados para solucionar seus problemas.
Além do mais, as estratégias de Cross Selling e Up Selling o ajudará a fidelizar seus clientes à sua marca.
A dica aqui é não oferecer muitos produtos aos seus consumidores, quando estes visitam o seu e-commerce, ou mesmo após efetuarem uma compra – É ruim tanto para o cliente, quanto para o negócio que terá o nome manchado.
#2 – Ofereça Pacotes com Descontos
Muito provavelmente você já ouviu falar sobre combos, que são aqueles pacotes onde a loja não vende apenas um produto, mas diversos deles, apresentando descontos que valem a pena o investimento.
Essa técnica é bem comum na estratégia de Cross Selling, já que você garante que seus clientes tenham mais facilidade na hora da compra, ao mesmo tempo em que não precisam adicionar diversos produtos num mesmo carrinho.
#3 – Treine sua Equipe
Isso pode parecer bobo, mas é algo que muitos donos de pequenas ou médias empresas esquecem quando estão começando em uma nova empreitada.
Se você deseja ter mais vendas, deve ter em mente que seus vendedores são os maiores contribuintes do seu negócio, afinal, são eles os responsáveis por fazer a ponte entre consumidor-produto.
Pensando nisso, forneça instruções e até mesmo treinamentos para que eles possam aprender mais sobre elas e, assim, consiga colocá-las em prática.
Se o seu negócio já conta com uma loja online, é fundamental ter ideia do que é Cross Selling e Up Selling, afinal, estas são duas estratégias indispensáveis para execução de um bom trabalho.
E, embora eles tenham muitas diferenças entre em si, são relativamente iguais quando se trata de entender as dores dos seus clientes e de dar aquilo que eles realmente necessitam.
Deste modo, seus consumidores se sentem mais satisfeitos, suas vendam aumentam e seu negócio se expande cada vez mais. Não é incrível?
E aí, já adotou alguma dessas estratégias dentro do seu negócio? Na sua opinião, qual a mais eficaz?