5 Dicas para otimizar tráfego o resultado do blog

Para que tenha um blog tenha sucesso no âmbito digital, é necessário seguir algumas diretrizes de forma que o mesmo crie uma espécie de engajamento com o leitor. Contudo, além de preparar o blog e os conteúdos escritos para engajar o internauta, é necessário ter uma atenção especial nos princípios de otimização de tráfego do blog para que tenha de fato consistência a curto, médio e longo prazo. Pensando nisso, nesse artigo especial você vai conferir na íntegra 5 dicas práticas para otimizar tráfego o resultado do seu blog, seja ele WordPress ou Blogger. Veja!

Sem dúvidas, a maioria dos blogueiros que já utilizam os conceitos de marketing de conteúdo sonham em um dia que o blog alcance os objetivos ora almejados desde o princípio, estabelecendo-se uma meta que seja possível. Porém, caso você ainda não teve essa sensação de “eu consegui chegar lá”, existe sempre a possibilidade de aprender cada vez mais e dar mais um passo rumo à concretização das metas previamente estabelecidas. Por isso, separamos veja à seguir 5 dicas para você construir um blog altamente bem-sucedido na internet.

1. Crie e mantenha conteúdos que sejam atemporais

Ter e manter um ou mais conteúdos que sejam atemporais é uma excelente recomendação, pois possui um ciclo de duração por tempo indeterminado, fazendo com que não seja apenas uma simples atualização de notícias no seu blog. Além disso, conteúdos dessa natureza proporcionam cada vez mais tráfego, por muito mais tempo, auxilia bastante na otimização das páginas e, normalmente, é mais gratificante de ser escrito.

Você pode criar artigos com listas de dicas, conselhos bem detalhados, ideias de como fazer, dentre outros. Estes por sinal, são grandes exemplos de conteúdos que acrescentam muita relevância e aumentam sua vitalidade depois da publicação. Outra dica bem legal é você acrescentar em seu blog é uma tag específica, como, por exemplo: “Continue Lendo”, “Leia Também” ou “Leia Mais” com o objetivo de gerar URLs diferentes e conseguir analisar com mais precisão quais os conteúdos estão gerando mais resultados do que outros, por métricas.

2. Crie conversões por meio de Updates Inteligentes

É muito importante que você mantenha um modelo que seja de fato visível para os internautas interessados cadastrarem o respectivo e-mail e receberem sua newsletter que pode ser diária, semanal e / ou mensal. Ou ainda de assinar pelo RSS. Ainda assim, muitos blogueiros comentam sobre oferecer de fato um feed parcial ou um completo. De fato, por um lado é mais fácil para os leitores terem o feed completo disponível no RSS. No entanto, de uma certa forma, isso pode diminuir consideravelmente as visitas diretas ao seu blog, seja ele WordPress ou Blogger. Se puder, ofereça as duas possibilidades ao seu internauta ficará feliz.

3. Não se esqueça do SEO (Search Engine Optimization)

É de suma importância que o seu empreendimento online tenha as técnicas de SEO inseridas corretamente. A forma como você estrutura o seu texto é essencial para prosseguir. Disponibilize títulos e subtítulos objetivos, claros e concisos em tags de H1, H2, H3, dentre outros. Mantenha a tag P. Dessa forma, os robôs da Google automatizados vão conseguir escanear mais facilmente o material e mostrá-lo nas páginas de busca dos usuários.

4. Tenha consistência em seus conteúdos

Para que você possa engajar todo o seu público-alvo, é necessário que tenha em mente exatamente quais são as estratégias de marketing e também de produção de conteúdo que você precisa utilizar a médio e longo prazo. Você precisa criar expectativas reais ao redor da qualidade e da frequência dos conteúdos. Muitos blogueiros apenas publicam um artigo ou dois e depois não postam nada por três meses. Esses provavelmente não vão atingir os resultados que almejam.

Caso você consiga produzir apenas um artigo por semana. Contudo, você pode ir aumentando gradativamente essa quantidade a médio e longo prazo. O essencial é manter a real consistência e também a periodicidade do seu blog no âmbito digital. Dessa forma, somente o seu público-alvo saberá que vai encontrar conteúdo novo e valioso a cada vez que visitar o site, de acordo com o período específico.

5. Tenha o seu blog adaptado e responsivo

Em tempos atuais, é cada vez mais importante ter um blog responsivo, ou seja, que adapte-se as versões mobile. Para se ter uma ideia, de acordo com um relatório recente da Google, cerca de 74% dos usuários estão mais propensos a retornar a um site se esse for devidamente adaptado aos dispositivos móveis. Em função disso, esse resultado e de outras estatísticas semelhantes, o Google está priorizando sites adaptados para dispositivos móveis. Portanto, priorize a experiência dos seus internautas em sua página web.

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