Sem sombra de dúvidas, todo e qualquer gestor, reconhece que são as vendas o combustível básico de que toda empresa precisa para se manter ativa no mercado e não terminar de portas fechadas.
Diante disso, é que surgiu a prospecção de clientes, uma técnica eficaz quando falamos sobre aumentar as vendas de um negócio, bem como, para garantir a sua estabilidade financeira.
Mas, embora pareça simples, a prospecção de clientes é um processo que demanda esforços e comprometimento que devem ser mantidos desde o começo para que ela se torne efetiva.
Em outras palavras, é necessário estar alinhado(a) com o momento de compra do público-alvo e usar deste cenário para atingir e fidelizar clientes engajados a comprar seus produtos ou serviços.
É pensando nessa questão, que separei uma lista com as 5 melhores dicas para você conquistar novos clientes agora mesmo. Acompanhe!
#1 – Direcione seu Produto ao Cliente Certo
De nada adianta ter ótimas ideias ao vender seus produtos, se você não tem ideia alguma para quem eles serão direcionados – É ruim tanto para quem compra, quanto para o seu negócio.
Por isso, é muito importante levar em consideração quem é o seu público-alvo e como determinado serviço pode ser interessante para solucionar os problemas de cada um deles.
Aliás, são os clientes os maiores responsáveis pelo seu negócio ir à frente.
Sendo assim, é importante estudar cada caso com o máximo de interesse possível, como por exemplo, quais consumidores estão abertos a ouvir o que você tem a dizer, onde eles podem ser encontrados, como é o processo de compras de cada um, etc.
Inclusive, através das redes sociais, é possível fazer um levantamento mais assertivo do seu público e até direcionar campanhas específicas para cada usuário.
#2 – Peça Indicações
Pense o quanto você ganharia com clientes que estão dispostos a indicar seus serviços ou produtos para outras pessoas, não é demais?
Inclusive, as indicações são uma excelente maneira tirar a sua prospecção de clientes do papel, e levar ela para o campo real da coisa, isto é, conquistar novos clientes.
Mas é necessário ter em mente que nem sempre você poderá contar com seus clientes para promover o seu negócio e esperar que tudo fique bem.
Promova campanhas de indicação para que seus atuais clientes se sintam engajados em divulgar o seu negócio.
Isso pode ser feito, tanto através de promoções que os recompense através de brindes ou vale-presentes, como também descontos que podem ser benéficos para todos.
#3 – Há um Problema, Apresente a Solução
Não pense que é só dar aos seus clientes o que você “acha” que eles querem, na verdade, você estará comprometendo todo o seu negócio se pensar dessa forma.
A ideia é apresentar soluções que resolvam o dia a dia do seu cliente, e não o contrário.
Basicamente, você deve mostrar ao seu cliente que ele pode contar com o seu serviço/produto e que aquilo será útil para solucionar os problemas diários que possam surgir na vida dele.
Além disso, ao determinar o seu público alvo, é possível descobrir as principais dores dos consumidores, e usar isso na sua prospecção de clientes.
#4 – Crie um Bom Discurso
Como dizem, quem tem boca vai à Roma, e se você não se comunica com o seu público, muito provavelmente sua prospecção de clientes estará por água abaixo.
Ao se comunicar com um prospect, seja persuasivo e saiba conduzir a conversa para que ele não perca o interesse pelo seu negócio e, a longo prazo seja difícil de conquistá-lo novamente.
Lembre-se de que a primeira impressão é a que fica, então não dá para ser raso nas palavras, ou técnico demais – você deve gerar valor ao seu negócio a cada conversa iniciada.
#5 – Nada de ser Insistente com seus Clientes
A prospecção de clientes se diz muito ao melhor momento de entrar em contato com os seus clientes, no entanto, é fundamental saber o momento certo de parar quando um cliente apresenta sinais de desinteresse.
Pense nisso como as operadoras de celular que perturbam seus clientes diariamente para contratar os seus serviços. Estressante, concorda?
Levando em conta que a comunicação com o prospect é o local onde tudo acontece – inclusive gerar novas vendas – você também deve ter noção de quando tirar o exército de campo.
Não adianta ficar empurrando um monte de coisas para os seus clientes – Isso só farão as coisas piorarem, além de ter a imagem da sua marca manchada.
Tenho certeza que agora você não terá mais desculpas para realizar estratégias de prospecção de clientes que sejam efetivas para o seu negócio, afinal de contas, apresentei as melhores dicas para conquistar novos clientes e pôr em prática hoje mesmo.
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Ah, e se restou alguma dúvida, por favor, não deixe de enviar seu comentário para que eu possa te ajudar. OK?
Te vejo na próxima! 😉