Um propósito que aumentou a percepção de valor e o ticket médio por cliente

“Um nome para meu escritório de contabilidade”. Foi assim que a então futura fundadora da Doze – inteligência contábil chegou com a demanda. Porém, só um bom nome não basta para uma marca. É necessário, uma plataforma de marca que guia todo o planejamento e estratégia de negócio. Para isso, era preciso fazer uma imersão mais profunda nesse universo de leis e números.

O processo que utilizamos, neste caso, é semelhante ao “Coaching”, mas com a participação ativa e colaborativa das duas partes – Do empreendedor e do especialista.

O primeiro passo foi uma pesquisa e análise sobre o PASSADO, PRESENTE E FUTURO do segmento contábil. Assim, identificamos padrões, comportamentos, tendências para segmento da empreendedora.

Neste caso, observamos que a contabilidade é um dos setores que mais evoluiu com os avanços tecnológicos. Porém, não só otimizações operacionais, mas mudanças substanciais que influenciam a forma de pensar e fazer a contabilidade.

Alguns processos executados por contadores foram automatizados. Hoje, as pessoas fazem facilmente coisas que dependiam exclusivamente de contadores. Atualmente vimos surgir um conceito de “contabilidade online”, onde investindo em tecnologia e processos, é possível reduzir os custos e oferecer os serviços cobrando menos de 1/10 do valor do honorário praticado.

Se for para entrar neste mercado, não dá para ser mais um na multidão.

Percebemos que para a prosperidade de um escritório contábil, é necessário ser agente de mudança. E não só apenas acompanha-las. A figura do contador precisa ser ressignificada nas empresas. Ir muito além das obrigações legais.

Com base nisso, foi definido o posicionamento, “Inteligência Contábil”. Uma contabilidade que sabe o seu potencial em ajudar seus clientes a obterem o melhor de suas finanças, tributos e estratégias.

Para uma contabilidade com esta visão é necessário uma estratégia de naming – estratégia para nomear marcas, produtos e serviços – que fuja da lógica adotada pela concorrência . Buscávamos algo pouco praticado pelo segmento. Um nome carregado de conceito, atributos e energia. Assim, surgiu a Doze – Inteligência Contábil.

“Seja na numerologia, religião, astrologia ou crença, Doze, é um número cheio de simbolismo e energias positivas. Na contabilidade, Doze representa um ciclo. Durante este ciclo, a soma dos períodos para pagamento de Impostos e de envio de declarações, obrigações e diversos processos também somam doze.

A cada Doze, empresas se planejam, renovam expectativas, enfim, vislumbram um futuro melhor.
E é com o Doze que desejamos que nossos clientes potencializem, desenvolvam e tornem as suas expectativas em realidade.”

Conclusão

Ao longo de 6 semanas, definimos a missão-visão-valores da marca, posicionamento de marca e de valor, promessa e o arquétipo da marca. A tríade da marca é composta pela IDENTIDADE, PROMESSA e ENTREGA. Com isso, tínhamos a base para construção de todo o planejamento do negócio. A essa altura, você deve ter percebido, assim como nós, que o valor gerado pela agora DOZE é superior aos dos demais players do mercado e por isso o ticket médio deveria ser superior.

Porém, só a primeira parte da tríade IDENTIDADE estava implementada. É necessário trabalhar a PROMESSA e a ENTREGA para que as pessoas, assim como nós, percebam o valor que a DOZE cria e entrega.