Ajudando uma das principais concessionárias de energia elétrica a comunicar de forma assertiva suas iniciativas em prol da eficiência energética

A Efficientia, uma empresa Cemig, solicitou-nos a criação de um novo site. Porém, o site atual havia se perdido devido um problema na hospedagem. Como não havia backup, criamos um coming soon com informações sobre os serviços e de contato. Pronto, podemos começar! 🙂

Se você não conhece, o processo de eficiência energética funciona como um “Fundo de investimento”. A empresa/cliente se candidata ao processo e seu potencial de geração de energia é analisado. Sendo aprovado, a Efficientia inicia o processo sem custos para empresa. Após sua conclusão, o cliente paga a implementação do projeto com a economia gerada. Após a quitação, a economia é toda da empresa/cliente. Dependendo do potencial, a empresa pode se tornar autossuficiente, podendo até revender a energia excedente à Cemig.

Durante a Imersão identificamos alguns problemas do site antigo, oportunidades e melhorias que deveriam ser implementadas no novo site. E a partir disso, determinamos dois principais objetivos:

  • Comunicar de forma mais abrangente, não só para público técnico, mas para todos os perfis de visitantes do site, o propósito e serviços de eficientização energética.
  • Ajustar a comunicação para atrair/filtrar empresas que apresentam potencial de implementação do projeto de eficiência energética.

Observamos que as informações sobre o serviço eram de técnico para técnico. Por isso, deixamos o texto mais coloquial de forma que o leigo também entenda como funciona. Adicionamos Taglines, frases que comunicam o propósito, para os principais serviços. Deste modo, o objetivo do serviço era comunicado em um única frase.

Criamos a seção de cases, exemplificando a implementação dos projetos e seus benefícios.

Afim de exemplificar o processo, criamos uma animação, que de forma objetiva demonstra as etapas e resultados dos projetos de eficiência energética. Uma forma abrangente de comunicar o trabalho realizado pela Efficientia/Cemig.

Conclusão

Além de alcançar os objetivos, o site ajudou a filtrar o perfil das empresas que se candidatavam ao processo. Antes havia um grande número de empresas, que por desconhecer o processo, acreditavam que tinham o potencial energético para tal. Com a adição de cases, uma das seções mais acessadas do site, e demais informações sobre o processo, que o deixou mais transparente, o perfil das empresas que se candidatam hoje está alinhado ao desejado.

Outro fator que vale destacar, é que, a plataforma utilizada para construção do site é a mesma utilizada internamente pela Cemig, o Sharepoint da Microsoft. Depois de publicado, o site entrou para galeria “Top Sharepoint”, site que reúne os melhores sites criados utilizando a plataforma. Galeria esta, inicialmente indicada pela Efficientia como referência visual para criação do site.