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Como montar uma empresa com grande potencial de crescimento

Empreender não é uma tarefa fácil. Segundo o IBGE, 47,5% das empresas que foram criadas em 2009 já tinham encerradas suas atividades em 2013, ou seja, em menos de 5 anos.  A crise que vem se arrastando contribuiu, e muito, para o índice. Porém, não se pode criar uma empresa apenas pensando em cenários favoráveis, afinal, o mercado sempre oscilará. Não há uma receita de como montar uma empresa, mas muitas das empresas que estão no índice do IBGE, ignoram e/ou desconhecem os seguintes fundamentos:

Tornar a ideia rentável é objetivo nº 1 de como montar uma empresa

Tirar a sua ideia do papel e torná-la rentável é o maior desafio dos empreendedores. Não estamos falando dos processos legais, mas sim dos estratégicos. Cair na tentação de tornar o processo de criação mais rápido pode atrapalhar os resultados a médio e longo prazo.

Fazer uma pesquisa de mercado é um bom começo. Apesar de não ser bola de cristal, pode trazer bons insights para o seu negócio. Entender quem é o seu cliente, hábitos e outras marcas que eles consomem, pode te ajudar a vislumbrar estratégias de desenvolvimento e crescimento. Não hesite em testar e validar sua ideia com clientes potenciais. Muitos empreendedores abrem o negócio para depois aprenderem um pouco mais sobre ele. Aprender antes de abrir evita desperdício de tempo, dinheiro e outros recursos. E ainda, potencializa os resultados.

 

Contador pode ser um parceiro estratégico

Como montar uma empresa sem contador?  Hmmm, complicado! Porém, muitos empreendedores veem o contador apenas como uma obrigação. Porém, este profissional pode te ajudar de diversas formas.  Antes da abertura,  ele pode te ajudar no estudo da viabilidade financeira do seu negócio.  E com decorrer do tempo, na economia tributária, ou seja, te dizer qual sistema de tributos é mais adequado para lucratividade do seu negócio. E também, na precificação de seus produtos e serviços. Encontrar um profissional com essa expertise pode de ajudar muito, pois você poderá focar no que você sabe fazer de melhor e o contador poderá fornecer uma análise completa do seu desempenho no dia-a-dia.

 

Registrar a marca não é desperdício de dinheiro

O investimento é pequeno perto da importância e da representatividade da marca em seu negócio. O registro do nome fantasia na Junta Comercial de seu estado não garante o seu uso no âmbito nacional. Se em um futuro próximo, algum outro empreendedor registrar a marca no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Intelectual, este pode exigir que a sua empresa, que só tem o direito estadual,  troque de nome. Em consequência todo seu esforço para consolidar a marca no mercado será perdido. Ter a marca registrada é sinal que você tem visão de marca e se preocupa com o futuro do seu negócio.

 

O nome do negócio é muito mais que um simples detalhe

Bombril, Gillete e Maizena são nomes que, na mente dos consumidores, substituíram os próprios produtos (palha de aço, lamina de barbear e amido de milho, respectivamente). Um nome bem pensado ajuda na pregnância, ou seja, tem uma forte impressão, logo será mais facilmente lembrado pelos seus potenciais clientes.  Isso porque o nome é um dos responsáveis pela transmissão do propósito, promessa e atributos do seu negócio.

Não é uma missão fácil, principalmente quando somado ao item anterior, o registro nacional.  Encontrar um nome estratégico e inédito para o seu segmento pode se tornar um grande desafio. Para isto, vale considerar a contratação de uma consultoria para lhe ajudar nessa tarefa que crucial para seu negócio.  Montar uma empresa é tranquilo, mas quando a gente pensa em como montar uma empresa pensando no crescimento exponencial, as coisas mudam de figura.

 

Pequenas e médias empresas também devem fazer marketing e branding

O custo para manter e criar uma empresa é alto. Na tentativa de economizar, muitos empresários economizam justamente no item muito importante: O Logo, Identidade Visual e a estratégia de marca.  Hoje há muitas opções baratas, porém seus processos de criação são mais intuitivos do que estratégicos. Investir em um logo e uma identidade visual para sua marca é fundamental para comunicação e resultado do seu negócio. Pensando no cliente, causar uma boa impressão é o primeiro passo. O segundo é conseguir entregar o que se promete.

 

Planejar é mais do que preciso. É crucial!

Alguns empreendedores podem até achar perda de tempo, mas tornar o planejamento estratégico um hábito irá diminuir os erros e otimizará recursos.  É necessário pensar em curto, médio e longo prazo, com objetivos e metas definidas. A partir disso, deve-se se pensar em ações para que objetivos e metas se tornem realidade. Falando, parece ser simples, mas requer disciplina e foco.

Repito, não há uma receita de como montar uma empresa, mas esses são itens que podem fazer sua empresa não entrar para estatísticas de mortalidade do IBGE. Logo, convém considerá-los!

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