Você está visualizando atualmente Planejamento estratégico: Como fazer e tirar do papel

Planejamento estratégico: Como fazer e tirar do papel

O planejamento estratégico está nos planos de muitos empreendedores. Sim, apenas nos planos. Muitos já ouviram e sabem de sua importância, mas não o fazem por se deixarem levar pela correria do dia-a-dia ou se justificam pelas imprevisibilidades do mercado.

E ainda, há o mito de pequenas e médias empresas não precisam se dar a este trabalho. Ledo engano, todas as empresas e principalmente as pequenas e médias devem fazê-lo. Principalmente estas, por terem menos recursos – financeiros, tempo e pessoas – para alcançar seus objetivos.

Começando pelo começo

Um olhar para dentro e para fora. O planejamento estratégico promove o autoconhecimento e somente seu processo criação é suficiente para transformar sua visão sobre sua empresa e mercado. E isto, por si só, tem potencial suficiente para mudar muita coisa. Ele não será um livro de receita, mas uma referência para sua jornada. De tempos em tempos, você poderá comparar o quão próximo está de sua visão e quão distante está o planejado e a realidade.

O melhor da falta de planejamento é que o fracasso surge como uma surpresa completa e não é precedido por um período de preocupação nem de depressão” – John Preston, Boston  College

 

Um propósito que engaja

É ter um motivo maior, do que retorno financeiro, para sair da cama. É somar ao salário de seus funcionários um motivo a mais para fazer melhor o que fazem. O propósito, quando bem identificado, reduz gaps de comunicação, promove o alinhamento organizacional e ajuda consolidar a identidade. Isto, somando aos valores, define o que chamamos de cultura de marca, ou seja, a forma única de como um grupo de pessoas constrói e entrega o que acreditam em forma de produtos/serviços.

 

Uma visão de futuro para seu planejamento estratégico

Não é ser o primeiro de seu mercado e nem ser a referência. Visão de futuro é a forma como você enxerga o seu mercado e o porquê está nele.  Algo que, por mais que o mercado mude, dificilmente será alterado. Pois, você estará convicto do que deseja realizar e transformar em seu negócio.  Uma visão assim é capaz de engajar pessoas a se juntarem a você nessa jornada.

 

Valores que norteiam comportamento

Existem níveis de valores. Muitas vezes, vemos atributos como “Honestidade”, “Pontualidade” e outros, como valores. Sim, são valores. Porém, dependendo de seu negócio estes valores, que também são essenciais, serão superficiais para sua empresa.  Isto porque os valores, à que me refiro, além de guiar seu comportamento e processos de decisão são parte da construção do seu diferencial, ou seja, daquilo que te torna único.

“Honestos e pontuais” muitos podem ser, mas quais valores seriam capazes de transformar o seu mercado e impactar a percepção de seus clientes? Quais valores fazem parte da promessa de sua marca e é um diferencial competitivo?

 

Estratégia que conecta o hoje e o futuro

Até aqui, você tem uma visão de futuro e sabe o porquê e como fazer.  O próximo passo é saber o que fazer, ou seja, as macro-ações – projetos – que podem tornar sua visão de futuro uma realidade.  Além disso, definirá metas e indicadores para mensurar a evolução da sua jornada. O que será bem mais tranquilo de ser definido, pois a esta altura você analisou seu mercado, refletiu sobre seu público e tem valores sólidos para guiar seu processo de decisão.

 

Ações diárias – pequenos passos que nos levam longe

Chegou a hora de desmembrar os projetos em micro-ações para serem executadas no seu dia-a-dia.   Por vezes, durante a jornada, descobertas positivas e negativas poderão influenciar seus projetos, mas nada que desestruture sua empresa ou seu negócio. O ato de rever e se reavaliar rumo às suas estratégias já estarão incorporados na sua forma de fazer e conduzir seu negócio.

 

Bom é isso! A esta altura espero que tenha se motivado a fazer seu planejamento estratégico. Se não ou caso ainda tenha alguma dúvida, vamos conversar! Deixe o seu comentário ou pergunta será prazer ajudá-lo a construir o que pode ser o divisor de águas de seu negócio.

 

Deixe um comentário