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Comunicação Visual: Por que você precisa normatizá-la em seu negócio

alar sobre comunicação visual me faz lembrar de quando eu era funcionário, trabalhei em diversas empresas e vivi situações inusitadas. Como por exemplo, uma das empresas trocou a coordenação do departamento de marketing quatro vezes e de agência no mesmo semestre. O resultado? Nesse curto prazo tempo, a identidade visual, que não era bem definida, ficou completamente desestruturada.

Sinceramente? Não é possível construir uma marca com tantas modificações. E essa é a grande sacada.

Por isso a importância de ter um Guia que servirá para orientar a forma de comunicar seu negócio e sua marca. Atenção, o objetivo não é limitar o trabalho. Ao contrário, o objetivo do guia é ORIENTAR, INSPIRAR e FILTRAR a comunicação da sua empresa.

Para isso, vale considerar três fundamentos:

#1: Cores, formas e tipografias tem um grande impacto na comunicação visual.

Você tem que descobrir a melhor estratégia para comunicar o seu negócio. Algo que a represente de forma autêntica. Para que a cada novo profissional ou agência não seja um recomeço, mas sim a continuação e evolução.

Você com certeza deseja que seu público se lembre de sua empresa. Porém, se a cada peça ou período de tempo, você mudar a identidade visual e verbal, isso se tornará uma missão quase que impossível.

Você conhece a marca abaixo?

Então, é disso que estamos falando. Foi a repetição de algumas características predeterminadas, a frequência e a forma em que elas foram expostas, que fizeram você lembrar-se dessa marca.

Você precisa ter cuidado na seleção de cores, tipografias e, principalmente, no estilo das imagens, formas e ilustrações. Se você optou por utilizar banco de imagens, isso não é empecilho. Ao descrever tudo isso antecipadamente, no Guia ou Manual, você utilizará somente as imagens que estão alinhadas com os objetivos da sua ação e, prioritariamente, alinhadas à sua marca.

#2: Cada item é como uma peça de um grande quebra-cabeça

Cada elemento da sua marca deve ter características que demonstrem ser parte de um todo muito maior. O nome disso é UNIDADE.  O seu site, apresentações, cartão de visita, anúncios, imagens postadas nas redes sociais, enfim, tudo que estará em contato com seu público tem que estar conectado.

FAÇA O SEGUINTE EXERCÍCIO E RESPONDA:

Coloque imagens impressas das principais peças de comunicação, produtos, fotos dos ambientes, enfim, tudo que for visual, em uma parede, uma do lado da outra. Olhe, responda e, por afim, avalie como está a comunicação visual e verbal do seu negócio.

Estão falando de uma única coisa? São diferentes e ao mesmo tempo similares? Parecem pertencer ao mesmo negócio?

 

#3: Negócio também tem personalidade

Se a ideia é ser lembrado, você precisa se destacar da multidão. Você precisa que sua comunicação visual e verbal tenham personalidade. Não corra o risco de ser parecido com seu concorrente ou com algum outro negócio. Tente ser singular na mente de seu público. Construa a personalidade do seu negócio.

Só assim seu público poderá ter uma conexão com sua marca. No primeiro momento, o público terá a sensação que o seu negócio compartilha os mesmos valores. No segundo, seu público irá se identificar e acreditar que o que buscam, está em seu negócio. No terceiro momento, a entrega dessa expectativa, ou seja, o produto e o serviço, é que irão fazer com que esse ciclo comunicação e vendas sejam memoráveis.

Isso é um valor que se constrói com o tempo. Quem seguiu essas regras no passado, talvez hoje, esteja em uma posição mais privilegiada na mente de seus clientes.

Certifique-se de que sua comunicação visual e verbal tenham unidade, estilo e personalidade, do contrário, você está perdendo dinheiro. Sua peça pode estar comunicando uma oferta de um produto ou serviço, uma promoção, mas talvez não esteja construindo valor para sua marca no longo prazo, ou seja, não está ajudando a tornar sua empresa conhecida e reconhecida pelo que ela tem de único e especial.

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